Buscar
  • CS Grow

Sistemas de ventilação/exaustão

Atualizado: Mai 12


Canal CS Grow - Sistemas de ventilação/exaustão
Canal CS Grow - Sistemas de ventilação/exaustão


Prezados Parceiros Growers,



Continuando o checklist, falaremos neste post sobre ‘Sistemas de ventilação/exaustão’.


O ar é um elemento fundamental formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas, sendo vital para a manutenção da vida na em nosso planeta, juntamente com a água e o solo.


Ventilação é a colocação de ar externo dentro de um espaço, onde é usada para diluição e deslocamento de poluentes, conforto térmico e desumidificação. Exaustão é o processo reverso da ventilação, é a retirada do ar interno contaminado.


Sistema de ventilação/exaustão é a forma como este ar externo é introduzido em um espaço fechado. Os Sistemas de ventilação/exaustão podem ser divididos basicamente em dois tipos:


- Ventilação/exaustão natural que nada mais é do que a passagem livre do vento, como abertura de portas e janelas, ou designs arquitetônicos que se beneficiam deste recurso natural;


- Ventilação/exaustão forçada, ao contrário da natural utiliza dispositivos (equipamentos) como ventiladores, exaustores, dutos e outros, que realizam o deslocamento do ar entre o interior e exterior de um recinto.


Em cultivos com estufas indoor, se faz necessário recriar um ambiente ideal para o desenvolvimento das plantas, um ambiente mais próximo possível de seu habitat natural, sendo a ventilação neste caso essencial para uma boa sanidade das plantas garantindo a renovação do ar e evitando o abafamento da estufa. A circulação do ar é um ingrediente importante para a criação de um ambiente perfeito, a forma como o ar se move tem um enorme efeito sobre o crescimento das plantas.


Sem nenhuma forma de ventilação/exaustão e sendo uma realidade que a utilização de iluminação artificial gera calor, o ambiente tende a ficar muito quente e úmido trazendo inúmeros tipos de problemas, tanto acima como abaixo do solo: podridão dos botões, insetos, fungos, ácaros e muitos outros problemas e hóspedes desagradáveis. Ambientes com ar quente, estagnado e com grande nível de umidade são propícios para o desenvolvimento de fungos e pragas. Portanto ar em movimento reduz as chances de aparecerem estes tipos de problemas e as plantas que recebem um ambiente propício, crescem mais rápido e produzem mais brotos.


Outro fator que prioriza a utilização de Sistemas de ventilação/exaustão no cultivo indoor, é o de que as plantas ficam em um ambiente fechado, fora do alcance de qualquer tipo de vento natural. A renovação do ar interno da estufa é fundamental, pois como sabemos a planta realiza o processo de fotossíntese, com luz e gás carbônico e liberando oxigênio. Não havendo renovação o ar dentro de estufa ficará saturado de oxigênio o que dificultará este processo.



Neste post falamos da importância de sistemas de ventilação/exaustão no cultivo indoor, porém como este item é extenso no próximo post continuaremos falando do mesmo assunto dando ênfase em problemas ocasionados pela falta de ventilação/exaustão, equipamentos utilizados e formas de configurar o sistema de ventilação/exaustão para melhor se ajustar ao seu cultivo, até lá!



CS Grow

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo