Buscar
  • CS Grow

Sementes e Células de germinação


Canal CS Grow - Sementes e Células de germinação
Canal CS Grow - Sementes e Células de germinação


Prezados Parceiros Growers,



Continuando nosso checklist, neste post falaremos simultaneamente sobre 02 itens ‘Sementes e Células de germinação’.


Semente nada mais é que o óvulo maduro contendo um embrião. Sua estrutura é formada por 3 partes: embrião, endosperma (reserva nutritiva) e tegumento (envoltório).


A escolha das Sementes sem dúvida impacta a produção e qualidade de qualquer cultivo, tanto Indoor quanto Outdoor. Realizar uma boa seleção das Sementes é começar com o pé direito.


A compra de Sementes em locais especializados gera maior confiabilidade no sentido da planta ter uma boa genética e consequentemente, se bem cuidada, ter uma boa produção. A seleção de Sementes fora desses locais, deve levar em consideração alguns fatores como a conservação e estado da semente e os cuidados dados à planta de que foi proveniente a Semente. Em uma escolha mais às cegas, deve-se procurar as Sementes mais escuras que são as melhores, enquanto Sementes brancas, verde claras e pálidas estão geralmente mortas ou inutilizáveis, embora ocasionalmente ainda possam germinar. Essas Sementes podem ter sido retiradas da planta antes de seu amadurecimento completo.


Uma outra boa maneira de reconhecer Sementes boas e férteis é deixá-las 24h em um copo com água. Durante esse período, ir afundando (cutucando com o dedo) as Sementes. As que afundarem completamente estão boas e as que boiarem não estão apropriadas para germinar. As que afundarem irão fazer a quebra de dormência, sugando a água e aumentando seu volume, iniciando o processo de germinação que é a fase inicial do crescimento de uma planta. É importante ficar afundando as Sementes pois algumas inicialmente parecem que não vão afundar mas nesse processo acabam afundando e estão também apropriadas para germinar.


Alguns cultivadores mantém as Sementes na água até germinarem para se assegurarem de que estão boas. Outros utilizam papel toalha umedecido, ou colocam direto no vaso, ou bandejas de lã de rocha, ou ainda utilizam Células de Germinação. Indicamos esse último como item ‘opcional’ em nosso checklist, pois como mencionamos existem outras maneiras tão eficientes quanto para realizar a germinação, porém a utilização de Células facilita bastante o processo utilizando pouca quantidade de água, facilitando o transporte e gerando praticidade para replantar em um espaço maior sem ter que manipular diretamente com a mão a pequena semente recém germinada.


Feitas geralmente de fibras vegetais, as Células de Germinação são do tamanho de moedas grandes e apresentam um pequeno buraco no meio, que sinaliza onde inserir a Semente. Molhando as Células, elas expandem absorvendo a água. Se necessário, deve-se arrumar o pequeno buraco para melhor conforto da semente. Deve-se inserir 01 (uma) Semente em cada Célula, com aproximadamente 5mm de profundidade colocando o lado que ela for germinar para baixo o que facilitará a pequena planta a ultrapassar a superfície do solo. Manter as Células de germinação sempre umedecidas cuidando para não jogar água diretamente no topo da Célula pois a Semente pode escapar. O tempo de germinação é de 3 a 7 dias.



Continuaremos na sequência dos itens, até a próxima!



CS Grow

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo