Buscar
  • CS Grow

Água, pH e nutrientes


Prezados Parceiros Growers,



Neste post falaremos sobre a importância da água, pH e nutrientes para as plantas.


A água é um elemento fundamental para a vida das plantas. Necessária para sua sobrevivência, a água é importante na absorção e transporte de nutrientes, sendo usada nos processos químicos e bioquímicos das plantas e fundamental na fotossíntese. Também é importante no crescimento e divisões celulares da planta, além de servir de habitat para algumas espécies. A falta de água, pode ocasionar estresse, o que afetará o processo de fotossíntese e consequentemente o seu desenvolvimento.


Para que as plantas possam absorver os nutrientes, o solo deve estar com o pH ideal, e a água pode fornecer isso. O Potencial Hidrogeniônico, ou pH como é conhecido, é a indicação de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio, indicado pela concentração de íon de hidrogênio. Quanto menor o pH, maior a concentração de íons de hidrogênio. Em uma escala de 1 a 14, o pH 7 é considerado neutro, acima disso alcalino e abaixo é ácido. Para saber o pH do solo, existem medidores específicos e são facilmente encontrados, mas para pular essa etapa você pode comprar em lojas especializadas o substrato já com o pH regulado e apenas manter o pH da água nivelado para não desregular o do substrato (mas é sempre bom ter um medidor por perto!). Para saber o pH da água, se pode usar gotas especiais para teste de pH ou uma caneta digital. No caso do pH da água estar elevado para o cultivo, se pode utilizar o líquido pH Down para abaixar o nível, e em caso de pH baixo fazer uso do pH Up para subir o nível de pH.

Embora algumas plantas necessitem de um meio mais ácido ou alcalino, a maioria se mantem na faixa de 5.5 a 7 em uma leve variação entre ácido e neutro. Os meios de cultivo utilizam pH diferentes, em terra o pH deve se manter de 6 a 7, e em hidroponia, turfa e coco o pH deve se manter um pouco mais ácido na faixa de 5.5 a 6.5.


Os nutrientes para serem bem absorvidos necessitam que o pH se encontre dentro de uma determinada faixa. Nem todos entram na mesma faixa de pH, então devemos nos concentrar entre 2 pontos em que englobe o pH de todos os nutrientes. Os nutrientes podem ser divididos em macro ou micronutrientes. Os macronutrientes, podemos dividir em primários: Nitrogênio, Fósforo e Potássio, e em secundários: Calcio, Magnésio e Enxofre. Os micronutrientes são: Boro, Molibdênio, Cobre, Ferro, Zinco e Manganês.



No próximo post daremos continuidade aos nutrientes, que se trata de um assunto extenso, até lá!



CS Grow

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo